SAIBA MAIS SOBRE A RS

O que é o Cross Docking?

O que é o Cross Docking?

No cenário atual, o leque de opções na gestão logística é tão diversificado que fica a critério de cada empresa como proceder durante as etapas do processo, seja na armazenagem, no transporte, entre outras. As transportadoras estão sempre com o objetivo de introduzir novos sistemas de distribuição de cargas, visando otimizar da melhor maneira possível toda a movimentação das mercadorias, e no presente momento, o sistema que mais se destaca no mundo logístico é o cross docking.

A expressão “cross docking” quando traduzida, significa cruzando as docas, um nome condizente com a forma que o sistema funciona na prática. Trazendo uma dinâmica não tradicional, ele vem com a proposta de tirar a ideia de “armazenamento” e “estoque” do seu conceito corriqueiro e central, mudando a forma de administrar o transporte.

Durante a operação logística costumeira, o produto é entregue pelo fornecedor, armazenado e em seguida direcionado para seu destino final. Já com esse novo sistema, assim que a mercadoria chega à transportadora, ela é automaticamente organizada e redistribuída para os veículos que irão realizar a remessa para o consumidor final.

É válido ressaltar que essa operação não é apenas direcionar a mercadoria da maneira mais rápida possível para o cliente, mas alguns pré requisitos são essenciais para que o sistema seja de fato o cross docking. Entre esses pré-requisitos estão a exigência de uma organização eficaz na movimentação das cargas, o tempo até a carga ser redistribuída não passar de 24 horas e a inexistência do estoque. Mesmo que a carga não seja imediatamente movida, ela deve permanecer em uma área de picking.

As vantagens principais da implementação do cross docking são:

Devido a um cenário tão diverso que traz tantas possibilidades no transporte, ao escolher uma transportadora é essencial avaliar se ela realmente está atualizada no mercado para entregar o melhor serviço.

A RS Transportes e Logística disponibiliza 23 docas no depósito de sua matriz, em Jaboatão dos Guararapes (PE, oferecendo um alto padrão de qualidade e um aumento na velocidade de entrega. O objetivo principal é satisfazer o nosso cliente com um serviço profissional, de qualidade e com a certeza de que sua mercadoria está com quem sabe o que faz!

Outras Postagens

ENDEREÇO

BR 101 Sul, nº 1532, Galpão E - Prazeres
Jaboatão dos Guararapes - PE - 54.335-000

CONTATO:

LIGUE AGORA
ENVIE UM EMAIL